nem tudo
é cólica

Um Bebé quando chora inconsolavelmente, e mantém um comportamento muito irritável e não descansa, pode não ser CÓLICA e ser outra causa que leva ao desconforto e agitação.

A nossa comunidade de saúde valida sempre o choro de um Bebé como CÓLICA e que é normal, os pais têm de “aguentar “, pois eu afirmo que isso NÃO É VERDADE!

Existem tantos fatores que podem levar a esta condição, não são valorizados ou quem segue o bebé não está atento a estas condicionantes.

Um Bebé que chora todo o dia, é realmente porque algo não está bem. Todo o choro intenso é causado pelas cólicas, dizem. Mas pode não ser assim. 

Pode ser necessário algo simples como ajustar rotinas, pode ser algo decorrente do parto que não foi detetado… podem ser dores com causas que não se veem, mas que o Bebé SENTE.

Quantos de nós, quando confrontados com uma situação stressante, 

ficamos uma pilha de nervos até chegarmos a um estado limite ?

Bebé irritável

O som do choro é composto de uma míriade de características temporais e acústicas que funcionam como uma sirene biológica, um sinal de alerta que motiva o cuidador a atender as necessidades do bebé. 

O sinal percebido e a resposta a essa SIRENE variam em função da combinação especifica de propriedades acústicas que compõem o choro.

 

1 – Choro com taxa de repetição mais rápida

2 – Expirações e pausas mais curtas

3 – Frequência mais aguda

 

INDUZ A UMA RESPOSTA MAIS URGENTE – A TAL SIRENE

 

 As causas que podem originar stress no seu bebé, podem ser várias, no entanto, podemos aferir que por sentir um desconforto muito grande, ou até por não se sentir seguro, pode levar ao choro mais ou menos intenso consoante o temperamento do seu bebé.

 

Bebés com temperamento difícil têm uma inquietação persistente, uma agitação constante e atraso no desenvolvimento de estratégias reguladoras.

” Chamar a atenção é tão importante que o bebé consegue chorar desde o momento que sai da barriga da mãe.

Esta fantástica capacidade chama-se ‘reflexo de choro’. “

 

Dr . Harvey Karp

“Tal como as características iniciais do bebé podem influenciar a forma como a sua mãe se preocupa com ele , as características iniciais de uma mãe podem influenciar a forma como o bebé responde.”

 

JOHN BOLBY

CAUSAS

A forma como estava posicionado In Útero

O tipo de parto (vaginal ou cesariana)

O tipo de tracção e rotação feita no parto

Se a mãe fez antibioterapia

Se fez o Golden Hour

Se mantém o pele com pele

Se faz um bom Babywering

Como posiciona o Bebé

Como transporta o Bebé (tipo de cadeira)

Se está em exclusivo a Leite Materno

Que medicação fez …

ajudA!

A Fisioterapia Manual Integrativa vai ajudar a aliviar o seu Bebé, por isso é tão importante não deixar para último e sim ser avaliado o quanto antes!

Se o seu Bebé é um Bebé irritável, de choro inconsolável, muito agitado, se sente que ele está desconfortável, procure ajuda!!!
Não adie mais, marque já uma Avaliação Pediátrica!

testemunhos de mães

"Recomendo a todas as famílias a Ângela! Está sempre pronta a ajudar e a ouvir-nos, para além de que faz maravilhas com os nossos bebés. O meu bebé não dormia bem há quase 2 semanas e já estávamos a desesperar, sem saber o que se passava com ele. Depois de estarmos com a Ângela, tivemos finalmente uma noite descansada! Obrigada Ângela, do fundo do coração!"
Ana Filipa Henriques
Mãe
"Recomendo o trabalho de Ângela Subtil a todas as mães... ela tem umas mãos mágicas, tanto para bebés como para as mães! Só tenho a agradecer tudo o que fez por mim e pela Clarinha! OBRIGADA!"
Filipa Costa
Mãe da Clarinha
"A Ângela tem mãos mágicas! Conto com a Ângela desde o acompanhamento pré-parto e agora que a Pilar nasceu tem sido uma ajuda fundamental a lidar com as crises de cólicas destes primeiros meses. Sempre atenta e disponível, tem o dom do toque. Não há vez que a massagem não surta efeito imediato. E além das massagens há todos os conselhos e disponibilidade para acompanhar os bebés e as mães! Sim, porque não é só a Pilar que tem a sorte de ter a Ângela por perto, eu também tenho! Acompanhamento pré e pós-parto atento, dedicado e muito, muito profissional. É uma ajuda valiosa nesta nova fase. Todos devíamos ter uma Ângela nas nossas vidas!!!"
Ana Maria Ventura
Mãe da pilar
"Obrigado Ângela! Sim, temos de agradecer a evolução da nossa bebé L. Desde recém nascida, uma bebé muito intensa, de choro fácil e de difícil acalmar, dificuldade em realizar uma pega correta o que conduziu a pouco aumento de peso, irritabilidade constante, sem conseguir dormir de dia e de noite e sem gostar de fazer quaisquer atividades do dia a dia. Como pais de primeira viagem, ficámos cansados, esgotados e, acima de tudo, com o sentimento de incapacidade onde não dávamos resposta às necessidades da bebé. Após nos ter sido recomendada a fisioterapia pediátrica e em particular a fisioterapeuta Ângela, tudo começou a fazer sentido. Não fazíamos ideia que estes bebés faziam este tipo de tratamentos e só com 1 mês de idade é que a bebé L. foi conhecer a Ângela. Após 4 sessões e aconselhamento de continuidade do tratamento em casa por nós, só temos de agradecer. Basicamente, tínhamos uma bebé com imensa tensão muscular, em todo o corpo, que a impedia ter liberdade de movimentos e, certamente, com dor associada. Uma bebé que dorme já períodos noturnos de 4h seguidas e já faz várias sestas por dia, mama sem qualquer problema, sem dor para a mamã e com aumento de peso normal. Uma bebé menos irritada, ainda com períodos de choro mas com facilidade em acalmar através do uso de estratégias que nos foram dadas. A bebé L. está muito feliz e os seus papás também"
Pais de L.