SUBTIL TOUCH

A Empresa - génese e evolução

Esta empresa nasceu da vontade da sua fundadora – Ângela Subtil – de se dedicar a enriquecer o conhecimento dos profissionais de Saúde e outros que se dediquem a melhorar o bem-estar das famílias e bebés. Trabalhando há 33 anos com Mães e Bebés, ou seja, Famílias, entende que a sua principal missão é melhorar a qualidade de vida das Famílias dando o seu contributo para formar melhores profissionais para que, através destes, consiga alcançar muitas mais Famílias.

Licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão e Especialista em Fisioterapia na Cólica do Lactente e Fisioterapia Manual Pediátrica Integrativa, dedicou todo o seu percurso profissional a esta missão de apoiar as famílias.

Fez a sua Formação de Instrutora de Massagem Infantil em 2002, Certificada pela IAIM (International Association of Infant Massage), uma Associação Internacional implementada em mais de 76 países, e representada em Portugal pela APMI  (Associação Portuguesa e Massagem Infantil www.apmi.org.pt), da qual foi co-fundadora em 2003 e desde então que está ligada  à APMI  como Presidente da APMI – Associação Portuguesa de Massagem Infantil de 2006 a 2010 e 2018 até 2020, e atualmente como Vice-Presidente.

Inerente às suas funções na APMI esteve sempre ligada à organização de ações de formação. Inicialmente a formação era lecionada por formadoras de outras nacionalidades até após conseguir atingir o grau de Trainer com a  Formação do comité educacional da IAIM (Associação Internacional de Massagem Infantil www.iaim.net) e passar a ser formadora e representante do programa da IAIM em Portugal. A partir de 2009 começou a organizar Formações auditadas por Formadores Internacionais e em 2010 já como Trainer Internacional foi responsável por formar Instrutores de Massagem Infantil ao nível nacional do programa da IAIM.

É ainda membro do Círculo Internacional CRY & COLIC da IAIM, organizadora e responsável de vários eventos relacionados com o “Toque” além de Pioneira na Introdução da Consulta de Fisioterapia na Cólica do Lactente em Portugal na Prática privada de Fisioterapia pediátrica – especialista em bebés intensos/irritáveis de choro.

Desde 2009, como Fisioterapeuta e na qualidade de empresária em nome individual, organiza e desenvolve o serviço de Fisioterapia Pediátrica, sob a designação comercial de “Casa da Árvore” – espaço para Famílias, Mães e Bebés, um espaço pensado para a Mulher, o Bebé e as Famílias onde encontra vários serviços orientados por profissionais experientes e certificadas, onde o corpo, a mente e as emoções são trabalhadas. Através desta Entidade e outras, atuando como formadora e coordenadora pedagógica organiza classes parentais para Pais na área Pré-Natal e Pós-Natal e Formadora responsável pela formação acreditada – Bebé de choro, Irritável e Cólica, foi também Autora do Guião da Cólica para Pais e Profissionais.

Fruto das várias solicitações das entidades públicas e privadas ligadas à área da saúde, quer dos profissionais em nome individual para que a formação desenvolvida pela Formadora Angela Subtil, surge a Subtil Touch.

 Desenvolvemos algumas ações de formação em parceria com uma Entidade Formadora certificada pela DGERT a fim de nos aperfeiçoarmos no cumprimento de requisitos de certificação, designadamente na estruturação e preenchimento do Dossier Técnico Pedagógico.

Decorrente do ciclo normal das atividades profissionais é visão da fundadora – Ângela Subtil, que o conhecimento adquirido e consolidado nesta área técnica seja replicado para os profissionais da saúde e para as mães e pais com bebés até 1 ano. Para que isso possa acontecer surge Subtil Touch.

Missão, visão e valores

A nossa missão é transmitir conhecimentos acerca do bem-estar do bebé e das suas famílias, a profissionais ligados à primeira infância, quer ao nível da saúde, da educação, de âmbito social ou outros.

Acreditamos que é possível minimizar os desafios dos primeiros meses de maternidade e é com essa visão que partilhamos a nossa experiência de mais de 33 anos com todos os profissionais que conosco queiram aprender.

Na execução da nossa missão procuramos alcançar os seguintes objetivos:

      · Promover o vínculo entre as famílias;

      · Criar laços afetivos;

      · Munir as famílias com estratégias para lidar consciente e ativamente com os desafios da maternidade e parentalidade;

      ·  Ajudar Bebés e Famílias a viverem mais tranquilamente e a serem mais felizes!

 

Actividade principal / formação profissional

Atualmente o nosso plano de formação desenvolve-se a nível nacional, quer em território continental como também nas ilhas.

Na vertente formativa temos vindo a crescer sistematicamente todos os anos desde que iniciámos esta atividade em 2009.

Sentimos sempre nestas solicitações um interesse e empenho, quer dos formandos quer das entidades que nos convidam, não só na própria formação como na envolvência e apoio que fazem questão de dar em todo o processo de concretização da formação. Os laços que se criam neste processo são sempre de tal forma gratificantes e compensadores quer a nível pessoal, pedagógico e promocional, que entendemos ser também parte da nossa missão tentar responder sempre a todas as solicitações que nos fazem independentemente da localização.

Descrição genérica da atividade formativa

Subtil Touch destaca-se das demais Entidades Formadoras na medida em que desenvolve um programa especializado de formação para Instrutores de Massagem Infantil reconhecido pela IAIM – International Association of Infant Massage , a formação  Bebé de choro, Irritável e Cólica, surge da necessidade de procura nesta área e da especialização em Cólica do lactente.

Estes cursos são essencialmente dirigidos a profissionais de saúde que acompanham bebés e suas mães.

Destinatários preferenciais

A nossa formação destina-se a todos os profissionais de saúde ou outros que trabalhem diretamente no bem-estar das famílias e bebés.

  • • Profissionais de Saúde
    •       – Enfermeiros
    •       – Fisioterapeutas
  • • Doulas
  • • Osteopatas
  • • Conselheiras de Aleitamento Materno
  • • Terapeutas
  • • Massagistas
  • • Familiares dos bebés
  • • Professores / educadores de infância
  • • Empreendedores na área do bem-estar infantil

Formas de Organização da Formação

Apesar de inicialmente a nossa Modalidade exclusiva de Formação ser a Presencial, devido à internacionalização a Modalidade Online foi desenvolvida no sentido de conseguir continuar a responder à procura pela nossa oferta formativa.

Neste momento a nossa oferta formativa abraça estas duas modalidades em simultâneo com bastante procura nas duas modalidades.

 Também a disponibilização de ações de Formação no formato Online poderá significar um crescimento considerável no número de Instrutores e Formandos Certificados, sobretudo nos países onde se fala  língua portuguesa ou Portugueses em trabalho espalhados pelo mundo.  A formação será dada também em Língua Inglesa e Espanhola .

Formações

Destinada a todos os profissionais de Saúde ou outros que trabalhem diretamente com famílias e bebés, estas são as formações ideais para enriquecer a sua prática profissional.

formação internacional

Instrutores de massagem infantil

Esta formação habilita Instrutores de Massagem Infantil a transmitirem o programa a famílias e bebés dos 0 aos 12 meses, tem como objetivo entender o conceito de Toque Nutritivo e saber aplicar a Massagem no Bebé, e o seu objetivo.

formação

Cólica, Bebé Irritável e Cólica

Esta formação tem como intuito ajudar os profissionais de
Saúde a saber lidar com o Choro, identificar os sinais e diferenciar entre um Choro de Cólica e de Bebé Irritável.