angela Subtil

Angela Subtil, sou Fisioterapeuta Pediátrica especializada na Cólica do Lactente.

Promovo o Toque Nutritivo, através da Formação de Instrutores de Massagem Infantil, do Programa da IAIM International Association of Infant Massage.

Enriqueço o conhecimento dos profissionais de Saúde e desmistifico a temática da ‘Cólica’, através da Formação Choro, Bebé Irritável e Cólica.

Ajudo Pais e Bebés através de Consultas da Cólica do Lactente. 

E o meu mote é ‘Bebés Felizes = Famílias Felizes.

Trabalho há 30 anos com Mães e Bebés, ou seja, Famílias, é isto que me move, e para mim é essencial levar o Toque Nutritivo mais longe, melhorar a qualidade de vida das Famílias. Mas também é essencial transmitir todos os conteúdos, e formar melhores profissionais, é parte da minha missão dar Formação, para que através destes consiga alcançar muitas mais Famílias.

Desde que me conheço que sou sensível a Grávidas e Bebés, à Família, desde que sou formada que procurei seguir os meus princípios e explorar uma Fisioterapia diferente, onde acolhesse a Família, Grávidas e Bebés, e fugisse da ideia de que Fisioterapia é ligada única e exclusivamente à Reabilitação, mas sim à Prevenção e Informação.

Após ter feito a formação de Instrutores de Massagem Infantil, percebi que este mundo do Toque Nutritivo era uma mais-valia para os pais e bebés e tinha de ter continuidade, então fiz parte e fui co-fundadora da APMI (Associação Portuguesa de Massagem Infantil) um grande desafio!

Quando pela primeira vez em 2004 participei numa Conferencia Internacional da IAIM e Família Internacional, e pude ver ao vivo e a cores que todas as culturas e países do mundo, tinham a mesma linguagem,   a do TOQUE.

Mais tarde acabei por fazer a formação de Internacional Trainer da IAIM para poder organizar os cursos em Portugal. Foram anos e anos ligados ao Toque e à promoção do Toque Nutritivo, até aos dias de hoje. 

Com várias formações que fui fazendo e muito ligada à Cólica do Lactente no âmbito da Fisioterapia, fui adquirindo conhecimentos e especializando em Pediatria e na Cólica do Lactente. Ainda pouco falado em Portugal, inclusive ser um Fisioterapeuta que se dedica a
bebés e na dita CÓLICA, não é ainda muito bem visto em Portugal, mas parte da minha missão é mudar esta ideia!

Especializei-me na Fisioterapia da Cólica do lactente, uma vez que a Cólica é o principal motivo de pedido de ajuda aos Pediatras e afeta cerca de 25% dos bebés.


fisioterapia

 

A Fisioterapia da Cólica do Lactente, a minha abordagem tem como modelo uma consulta que não só avalia o bebé, como também estou disponível para escutar e compreender os pais nas suas dificuldades e rotinas, e em conjunto aplicamos soluções para a redução mais rápida dos quadros de choro excessivo e ou da cólica, que vai influenciar positivamente os pais e também os padrões de sono da família, diminuindo o stress dos Pais e aliviando o bebé.

É desta forma integrativa – vendo a família como um todo – que ajudo e dou suporte à maternidade. Para mim, ajudar os ‘meus’ bebés é também ‘dar a mão’ às Mães! Ambos são um só, de tão naturalmente ligados que estão!

o meu percurso

Fisioterapeuta formada pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão;

Especializada em Fisioterapia na Cólica do Lactente e Fisioterapia Manual Pediátrica Integrativa;

Coordenadora de formação para Pais na área Pré-Natal e Pós-Natal;

Certificada pela Internacional Association of Massage (IAIM) como Instrutora de
Massagem Infantil (2002);

Organizadora e Responsável de vários eventos relacionados com o “Toque”;

Curso  Touchpoint (2003);

Cofundadora da APMI – Associação Portuguesa de Massagem Infantil (2003);

Presidente da APMI – Associação Portuguesa de Massagem Infantil (2006 a 2010 e 2018 até 2020), atualmente Vice-Presidente;

Diplomada pela IAIM como Trainer – Formadora de Instrutores;

Membro do Cry&colic Ciculito IAIM;

Formação em Babywearing;

Formação de Assessoria de Lactação; 

Consulta da Cólica do Lactente;

Formadora de Choro, Bebé Irritável e Cólica.

fisioterapeuta e formadora

angela subtil

atualmente

Ajudo Pais e Bebés através de Consultas da Cólica do Lactente.
Sinto que uma das minhas missões é desmistificar o tema da 'Cólica', e por isso além de dar consultas, enriqueço o conhecimento de vários profissionais de Saúde e outros que tenham interesse nesta área.

choro

Baby hugs

Tenho como objetivo ajudar mais Famílias, e por isso mesmo, em parceria com a Baby Hugs, existe a consulta da Cólica, em Lisboa! Dada por mim, numa sala apenas para a Consulta, onde Bebés de várias cidades vão até mim, porque precisam de ajuda!

apmi

iaim

Quero levar o ‘Toque Nutritivo’ mais longe, com o apoio da APMI e da IAIM, a Formação de Instrutores de Massagem Infantil, com o Programa da IAIM, é um sucesso.